sábado, 11 de abril de 2015

Meta 2015 - 14 de 60 - O Coração do Tártaro

Quando peguei esta obra de Rosa Montero imaginei em se tratar de um daqueles melosos romances ou associei a palavra Tártaro a alguma coisa ligada aos Templários e a Idade Média. Estava muito enganado em ambas preposições.

O livro começa com Zarza recebendo uma ligação e tendo que fugir, ela antigamente era escrava do reino da Branca (isso mesmo que você pensou: Cocaína), teve que se prostituir para gerir seu vício e se rebaixar até a uma escala bem degradante.

Zarza deve enfrentar os fantasmas do seu passado e durante a obra conta toda a sua história desde a sua infância com seus irmãos (uma irmã mais velha, um irmão gêmeo e outro com problemas mentais) e seu abusivo pai. Até seu encontro com o carpinteiro Montero que mudou sua vida para sempre.

Vamos agora a explicação em relação ao Tártaro (ou se prefere, Inferno), depois foi que lembrei que na Mitologia Grega esse era o local onde as almas pecadoras eram enviadas para serem punidas por seus crimes hediondos. Ou seja, o título poderia muito bem ser "Coração Negro (ou das Trevas)" que faria total sentido. É uma obra que lhe faz pensar sobre o que é realmente o vício, e agradecer a cada dia por determinadas situações na vida (ou ter se livrado delas). A história de Zarza é impressionante porém a parte mais "iluminada" do livro fica por conta de seu irmão com problemas mentais que vive em um Asilo e tem como único brinquedo um "Cubo de Rubik" no qual ele passa o dia todo movendo as cores de um lado para o outro em perfeita adoração (e que segundo a Wikipédia possui 43.252.003.274.489.856.0003 de combinações possíveis).

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário