terça-feira, 21 de abril de 2015

Meta 2015 - 17 de 60 - Wikinomics

Comprei este livro a muito tempo atrás, porém ficou armazenado na minha prateleira. Lia um pedaço aqui, meia parte ali, mas nada muito concreto. Esse mês resolvi lê-lo como é devido e continua tão atual como sempre.

Wikinomics - Como a colaboração em massa pode mudar seu negócio. É um livro sobre processos colaborativos, ou seja, assuntos como Linux, Wikipédia, YouTube, Flickr e até Second Life são tratados pelos autores Don Tapscott e Anthony D. Williams.

Sabemos que a maior razão da existência do Software Livre é como ele é construído e mantido, por uma legião de fãs apaixonados por criar algo. Quando o Linux nasceu da cabeça do Torvalds sua intenção foi de ter um sistema que pudesse substituir o Unix, e pudesse ser usado por qualquer pessoa. Acredito que nunca ele tenha imaginado que o sucesso de seu sistema seria tão grande a ponto de rivalizar com empresas como Microsoft e Apple e ter como sócios colaborativos empresas do porte da Google ou IBM.

Afinal o que é Wikinomics? A Wikipédia surgiu quando em Janeiro de 2001, Jimmy Wales resolveu disponibilizar alguns artigos de maneira que as pessoas no mundo inteiro pudessem complementá-los, só que de forma exponencial. Em 2005 estava criado um fenômeno a maior enciclopédia mundial do planeta com seus 860 mil artigos (apenas para compararmos a segunda maior, a Britannica possui 80 mil artigos) e o botão "Edite essa página" continua muito ativo.

Desse efeito surgiu a expressão Wikinomics, baseado no processo colaborativo mundial, que citando seus autores: "Na verdade, estamos falando de mudanças profundas na estrutura e no modus operandi da empresa e da nossa economia, baseadas em novos princípios competitivos tais como abertura, peer production (peering), compartilhamento e ação global".

O capítulo entitulado "Ideágoras" é surpreendente e mostra que uma ideia pode (e deve) ser compartilhada além das fronteiras de uma empresa, novos talentos podem ser descobertos em muitos recantos. Imagine se Torvalds resolve-se não compartilhar o código fonte de seu sistema e mante-se apenas para si o que estava criando, será que o Linux seria esse sucesso que é hoje? Existem milhares de formas de se ganhar dinheiro com as ideias compartilhadas, e como diria aquele velho ditado: "Várias cabeças pensam melhor que uma só".

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário