domingo, 26 de abril de 2015

Meta 2015 - 18 de 60 - A Estratégia do Oceano Azul

Por muitas vezes ouvi esse falar desse livro, os professores da minha pós de Gestão Empresarial o reverenciam, mas sempre torci o nariz, pois me parecia mais um livro de "auto ajuda" do que algo para ser encarado a sério além disso seu preço (acima dos R$ 60,00) nas livrarias não me ajudava muito a decidir comprá-lo.

Descobri 2 coisas, primeiro uma livraria virtual chamada Estante Virtual que vende excelentes livros a um preço razoável (na verdade o site é um portal de diversos Sebos) e sendo assim pude adquirí-lo a um preço justo e que o livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne realmente merece toda a atenção que lhe é devida.

A obra sem dúvida impressiona a quem deseja montar um negócio. Primeiro existe um ponto em comum a todo negócio de sucesso, que o livro trata como Oceano Azul, onde neste caso o preço chega a ser irrelevante. São citados vários exemplos, de companhia aérea a academia de ginástica voltada ao público feminino, da revolução do Cirque Du Soleil ao vinho Yellow Tail. Pois todos esses negócios tem em comum o simples pensar fora da caixa e oferecer ao seu cliente a "Pérola da Ostra" e um serviço pra lá de especial.

O Brasil, esses dias, contou com um dos casos do claríssimo Oceano Vermelho (que é exatamente o oposto), quantas lojas abriram e venderam a famosa Paleta Mexicana? Quantas pessoas investiram todas as suas economias para vender tal iguaria? E o que aconteceu? A maioria já fechou as portas. Qual motivo? Falta de destaque neste mundo, que é o que faz o Mac Donald's concorrer e vencer no restrito mundo das lanchonetes fast-food. Pensar no Oceano Azul significa que devemos analisar as seguintes forças: Redução. O que deve ser diminuído no nosso negócio pois isso não gera atrativo? Criação. Quais são os atributos que devem ser oferecidos. Elevação. O que devemos crescer no nosso negócio afim de atingir o público que desejamos atender? E finalmente, Eliminação. O que é considerado por outros como indispensável mas que devemos eliminar de modo a não termos mais quaisquer concorrência?

Os autores consideram isso como uma Nova Curva de Valor, que colocará o negócio tão distante que não existirá mais a palavra concorrência de mercado, ou seja, o Nirvana de qualquer empresário e que várias empresas já provaram que é possível atingi-lo.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

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