sábado, 9 de maio de 2015

Meta 2015 - 19 de 60 - A Cauda Longa

Os dois livros seguintes tem em comum seu autor Chris Anderson e a Lei de Moore na qual foram baseados, se você não é ligado em tecnologia a Lei de Moore diz o seguinte: se o poder de computação por determinado custo dobra a cada dois anos, o custo de determinada unidade de poder de computação deve cair pela metade no mesmo período.

A Cauda Longa é um estudo sobre a capacidade do mercado de armazenar produtos, primeiro devemos pensar em um mercado comum, vamos imaginar uma locadora de DVD, por mais que cresça, a loja possui uma capacidade finita de armazenamento das mídias, e cada mídia exposta na prateleira possui um "custo" de armazenamento. Agora coloquemos a mesma situação em meio eletrônico, quanto custa o mesmo filme armazenado em um disco rígido? Esse é o primeiro conceito.

O segundo conceito que gera a chamada "Cauda Longa" é, pensemos que desses filmes armazenados em mídia eletrônica alguns serão mais alugados enquanto que outros não tanto assim (estenda esse conceito para qualquer negócio, existem produtos que vendem muito mais que outros) e isso, caso seja ordenados do mais alugado para o menos, formará uma curva descendente que em um espaço ilimitado se estenderá, nunca tocando no zero.

O terceiro e mais interessante conceito, pela lei dos 80/20, significa que 20% dos produtos são os que mais rendem e somarmos toda a saída dos outros 80% poderíamos obter uma nova forma de lucro, desde que obviamente eles não possuíssem custos marginais (capacidade de armazenamento, perda, custo de transporte, entre outros) e esse novo lucro pode ser superior ao primeiro. Sendo assim seria um grande negócio criar esse tipo de mercado.

Pensemos agora em negócios que surgiram nos últimos anos, em substituição a locadoras, NetFlix. Quantos filmes o NetFlix deve possuir? Aproveitando exatamente dessa capacidade "ilimitada" de guarda e um custo quase zero de armazenamento e transporte pode ser mantida uma base gigantesca de filmes que podem ser alugados infinitamente para diversos clientes, e o NetFlix a cada ano atrai mais e mais clientes para seu negócio e além de não se preocupar com a "pirataria". Ou seja, o NetFlix não pensa em combater a "pirataria" e sim torná-la obsoleta.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário