segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Meta 2015 - 36 de 60 - O Súdito da Czarina

Diego Merry del Val é um escritor singular que criou uma obra genial. Essa obra maestra nos remete a Rússia do tempo dos Czares, ou melhor dizendo das Czarinas. Estudou Jornalismo na Universidad Complutense de Madrid e exerceu sua carreira no El Diario ABC.

A Imperatriz Catarina casou-se politicamente com o Czar, porém desde sua época matrimonial mal chegou a ter relações sexuais (ou de qualquer outra espécie) com seu marido. Tendo ao contrário diversos amantes, seu primeiro filho foi arrebatado de suas mãos e só chegou a conhecê-lo quando completou 5 anos.

Mas a história central é sobre José de Ribas y Boyons que chegou a ser um almirante da Armada Russa durante o reinado de Catarina a Grande. Nascido no reino de Nápoles, antes vinculado politicamente a Espanha, de Ribas teve una brilhante carreira militar através do Conde Alexei Orlov, irmão da amante da Imperatriz Catarina.

Boa parte de toda história se passa no antes, durante e depois do reinado de tão famosa personagem histórica que após sua morte assumiu o trono Pablo I tornando a vida de Ribas em um verdadeiro inferno. Muitos acontecimentos são relatados e mostram algo pouco conhecido. Aqui vemos várias faces do regime russo da extrema pobreza, inclusive a venda "disfarçada" de escravos (de crianças a velhos) a mais pura riqueza, na qual o dinheiro permitia excentricidades nunca antes alcançadas.

De Ribas, esse singular personagem histórico, foi o responsável desde a construção da cidade de Odessa (narrada em seus pormenores) a criação de um plano para tirar Pablo I do poder (no qual não chegou a participar). Seus feitos em batalha lhe garantiram muita riqueza e poder em uma terra dominada pelo luxo. É uma obra para ser devorada por partes e com muito prazer.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário