quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Meta 2015 - 40 de 60 - Maldito Karma

David Safier ganhou um assíduo leitor, esse foi um dos pouquíssimos livros que li de um escritor Alemão realmente engraçado e após uma série de livros tristes merecia esse descanso. Esse livro foi sem dúvida um dos mais divertidos e apaixonantes dessa coleção de 60 livros.

A história começa com a morte da protagonista do livro Kim Lange, uma egocêntrica apresentadora de televisão. Sua morte ocorre com a queda em sua cabeça de um pedaço de uma Estação Espacial Russa, isso mesmo, e tal fato ocorre exatamente no dia seguinte que ela traiu seu marido. Kim pensa que por ser famosa lhe dá o direito de fazer tudo que quer, inclusive ignorar seu marido e filha, humilhar todos a sua volta e ser muito egoísta.

Pois bem, ela reencarna como uma formiga e ninguém menos que Buda lhe aparece (como uma formiga gordona) para lhe explicar que devido a não saber aproveitar sua vida anterior acumulou "Péssimo Karma", não pode ascender ao Nirvana e terá que continuar sua jornada na terra até acumular "Bom Karma" e subir na cadeia evolucionária. Como formiga, Kim está revoltada. Como viver naquele corpo horrível? E qual o objetivo de ser formiga? O mais engraçado disso é que todas as outras formigas tem nomes apenas com "consoantes" e morrem de rir quando ela diz seu nome.

No formigueiro Kim encontra-se com outro desencarnado em formiga, Casanova. E ambos viverão várias aventuras juntos. Porém seu maior desejo consiste em ver como está sua filha pequena e o se seu marido está sofrendo por sua perda. Porém aos poucos vai reconhecendo todo o mal que causou as pessoas com quem viveu. A reencarnação mais hilariante ocorre quando ela volta a vida como um Hamster, junto ao próprio Casanova (que comemora por voltar a ser um mamífero) e mais três irmãos que não são seres humanos encarnados mas simples animais.

Outra coisa bacana do livro é quando Buda resolve explicar o ciclo das encarnações, dizendo que se Kim fosse Católica iria ser julgada pelas leis de Jesus, se fosse Muçulmana segundo Maomé, e assim sucessivamente para qualquer "Religião" que tivesse (inclusive brincando que Odin está muito triste pois ninguém acredita mais nele e pensando em melhorar seu Marketing). Como Kim era Ateia, Buda assumiria suas responsabilidades, uma forma simples de Deus não mandar ninguém indiscriminadamente para o Inferno e prover uma nova chance as pessoas.

Como disse é uma história muito divertida, fiquei só imaginando Buda como todos os animais que Kim reencarna bem gordo ensinando as coisas para que ela possa compreender como funciona o ciclo das encarnações e chegar ao Nirvana além da presença do divertidíssimo Casanova que a vive chamando de Mademoiselle. É um daqueles livros que se devora e raramente desejei parar de lê-lo.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário