domingo, 30 de agosto de 2015

Meta 2015 - 42 de 60 - A Máscara

Dean Koontz fez um livro como um misto de  Stephen King ou o filme Poltergeist, porém seu livro peca ao explicar demais, porém se lembra do primeiro filme de Spielberg vai lembrar que tudo ocorre de forma muito frenética no final com a família abandonando sua casa e indo parar em um motel - o filme teve duas continuações (que não merecem a pipoca gasta para assisti-los) e um remake neste ano.

A história do livro se passa quando uma jovem, antes de completar seu 16º Aniversário se vê presa em um sótão e morre queimada culpando a mãe por odiá-la e tê-la mandado limpar o sótão como castigo.

Vários anos se passam e a história se volta ao jovem casal Carol e Paul que desejam mais que tudo adotar uma criança, porém coisas estranhas acontecem que impedem esse fato de acontecer. Como se algo muito maligno estivesse impedindo a realização de seu sonho.

Carol é uma psicóloga infantil que teve um grande trauma na infância, abandonada pelos pais é adotada por Grace. Só que no percurso para seu consultório Carol atropela Jane, uma adolescente que está sem memória de seu passado. Carol e Jane iniciam uma grande amizade, tanto que ela leva Jane para casa para ser sua tutora enquanto a polícia tenta localizar seus pais.

Carol inicia com Jane seções de regressão tentando buscar sua memória perdida, porém se depara que Jane incorpora outras três meninas que morreram em circunstâncias pra lá de estranhas, todas morreram na véspera de seu 16º Aniversário.

Do meio do livro até perto do final Paul e Grace recebem mensagens do além tentando alertá-los do perigo, só que a descrença faz com que eles ignorem essas mensagens até ser muito tarde e sofrerem as consequências. Com isso que disse, acredito que já deva ter percebido como isso vai acabar.

Às 10 últimas páginas do livro é que ocorre realmente a ação, só que não dá tempo nem de pegar uma pipoca (se fosse um filme) ou comer uma maçã (já que é um livro). E tipo assim: Acabou.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

PS. Coisas estranhas que aconteceram com os filmes Poltergeist - A atriz Dominique Dunne que fazia o papel da jovem filha Dana (no primeiro filme) morreu após concluído o primeiro filme e a atriz Heather O'Rourke a menina loirinha (também de E.T.) que é abduzida pelo Poltergeist, morreu logo após a conclusão do terceiro (acho que nem "O Exorcista" teve esse aspecto estranho). Coisas do cinema.

0 comentários:

Postar um comentário