domingo, 13 de setembro de 2015

Meta 2015 - 45 de 60 - Os Santos Inocentes

Miguel Delibes escreveu um livro emocionante que como roteiro serviria muito bem para uma novela das 6, me fez lembrar muito de "Escrava Isaura". Percebe-se facilmente duas paixões de Delibes nessa trama, a caça e a vida rural.

Esse é um relato sobre uma família de trabalhadores em uma fazenda que aguenta todo o tipo de ordens e humilhações do "Senhor" e dono das terras, ainda com a benção do bispo local. Acredito que a que mais marca e quando a filha caçula do casal (Neves) mostra interesse em fazer a "1ª Comunhão" e vira a piada local.

Existem personagens singulares, como Paco, o baixo que se dedica de corpo e alma para ser assistente de caça de Ivan, quando durante uma caçada este quebra a perna, a única coisa que lhe diz Ivan é que terá que se esforçar mais, incitando-o a continuar com o serviço.

Azarías e outro personagem que projeta um carisma imenso, o consideremos como um "menino em um corpo de homem" e aparece no início da trama cuidando de uma coruja no qual dedica todo seu amor, mas é despedido quando Don Pedro (dono das terras) descobre seu estranho hábito de urinar nas mãos (para Azarías uma forma de desinfecção) antes de realizar suas tarefas. Azarías é o único que consegue acalmar a pequena Charito (filha pequena do casal) e também criar um Corvo desde pequeno que inclusive lhe atende e gera uma das cenas mais emocionantes em toda novela.

Régula é a mulher de Paco e irmã de Azarías, mãe de Neves, Quirce e Charito a que realiza os serviços domésticos da casa, é quem dá o tom esperançoso dessa singular família. Como disse é uma trama digna de novela da Globo, prepare vários lenços de papel. Esse livro virou um excelente filme que inclusive ganhou o Prêmio Especial dos Jurados de Cannes.


Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário