segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Meta 2015 - 51 de 60 - The Overlook

O título desse livro poderia ser "A Visão do Alto", mas aqui no Brasil optou-se por chamá-lo de "O Mirante" - nada contra pois "Over" é "em cima de" e "Look" obviamente "Olhar" - que também é condizente para o que acontece nesse mistério escrito por Michael Connely.

Um cadáver é encontrado em um mirante nas colinas de Hollywood (exatamente onde fica aquele famoso letreiro). Aparentemente se trata de mero assassinato, e o detetive Harry Bosch se encarrega do caso. A vítima porém se trata de Stanley Kent que trabalhava em um centro clínico e possuía acesso a substâncias radioativas. Ou seja, o caso agora se converte em um provável ato de terrorismo.

Rachel Walling, agente do FBI se encarrega do caso, Hieronymus Bosch porém é um cabeça dura e não largará tão facilmente seu caso e seu jeito sarcástico de lidar com a situação pode comprometer de todas as formas a resolução do problema.

O livro se passa em uma velocidade temporal com o real, ou seja, lembra da série 24 horas é basicamente por aí. Não existem cortes no tempo do livro com o tempo real e nos sentimos envolvidos pela forma narrativa e a frenética corrida de Bosch para resolver o mistério e não permitir que seus superiores o removam do caso. Acompanhe um trecho do dialogo de Bosch com o Capitão Hadley que pretende afastá-lo do caso:

Bosch começou a se afastar, porém se deteve. Queria dizer algo, mas vacilou.
- O que? - disse Hadley -. Fale.
- Só estava pensando em um capitão no qual uma vez trabalhei, faz muito tempo e em outro lugar. Não parava de cometer passos equivocados e seus erros custavam as vidas de muita gente boa, assim que finalmente tive que pará-lo. Esse capitão terminou morto em um vaso sanitário pelas mãos de seus próprio homens. Contavam que depois não podiam separar suas partes da merda.
Bosch começou a se afastar, porém Haldey lhe deteve.
- O que supõe que isso significa? É uma ameaça?
- Não, é apenas uma historia.

Como disse, Bosch é um cínico e individualista e esta em uma luta contra o tempo para desvendar o mistério, porém espere por uma grande surpresa no final e quase nada é o que parece ser. Por esse motivo disse que o título do livro mais poderia ser "A Visão do Alto" pois devemos ver o todo e não apenas uma única parte (um assassinato ocorrido em um mirante).

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário