quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Meta 2015 - 53 de 60 - Free Lance

Este livro de George Shipway me lembrou muito os de Cornwell porém com um estilo mais de Stephen King ao narrar o drama psicológico vivido pelos personagens. Este é um livro com um tema épico, no mais puro estilo a dominação britânica em terra Indiana.

Estamos na Índia. O ano é 1800. O capitão Hugo Amaury e Charles Marriott um funcionário de segunda categoria chegam a um território belicoso e corrupto para entrar a serviço da Companhia das Índias Orientais. Obrigados a abandonar a Inglaterra devido a problemas do passado e agora querem aproveitar as oportunidades que essa nova vida lhes oferece.

Marriot, recebe a missão de partir para o norte da Índia, estabelecer a ordem e reclamar os impostos nessa região, na qual os ingleses saíram desde 1766, deixando um fraco governador a cargo. Seu amigo Amaury, possui um forte temperamento e constantemente tem estado a um fio de arruinar sua carreira, decide partir com Marriot porém com planos de embarcar na conquista de um instável território sem qualquer ajuda da Companhia e auxiliado somente por Mercenários contratados. Neste ponto do livro que realmente começa a aventura.

Existe uma associação clara entre esse livro e o filme "O Homem que queria ser Rei" estrelado por Sean Connery e Michael Caine que foi baseado na obra de Rudyard Kipling. Não pense que um foi baseado no outro ou vice-versa pois, curiosamente, tanto o livro quanto o filme possuem a mesma data de lançamento 1975.

Este livro não é como os de Cornwell, centrado no aspecto militar e nas batalhas, está muito mais bem equilibrado para a vida cotidiana das pessoas em uma terra estrangeira. São personagens de uma época diferente que se comportam e agem de acordo com o que vivem.

Obrigado e boa leitura
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário